2º Ano Inicial - Turma C e D
Boliche
Objetivos: estimular a percepção espacial e esquema corporal.
Os alunos deveriam arremessar a bola no cone para tentar derruba-lo, para
isso não poderiam ultraprassar a linha que divide a quadra.
Atividade:pega-pega pit bull
Objetivos: Trabalhar mudanças de direção e respeito as regras.
O aluno que fosse pego pelo pit bull deveria permanecer no chão e pegar os
demais sempre agachado.
Atividade: pega-pega abraço.
Obejtivos: Desenvolver os conceitos de alternância e direcionamento.
Os alunos deveriam abraçar seus colegas para não serem pegos.
Atividade: pega-pega corrente.
Objetivos: Desenvolver a
latarelidade e mudanças de direção.
Atividade: gato e rato.
Objetivo: equílibrio dinâmico.
Atividade: Múmia e babuínos
Objetivos: Participar de jogos e
brincadeiras em conformidade com sua dinâmica e suas regras.
Nesta atividade os alunos deveriam
fugir da múmia e dos dois babuínos, localizando as cores e as linhas da quadra.
Atividade: 6 toques.
Objetivo: Desenvolver a praxia
global ( arremessos, saltos e chutes).
Atividade: Arremesso de basquete.
Objetivos:
Vivenciar desafios corporais de equilíbrio
dinâmico, mantendo estabilidade nos deslocamentos do corpo pelo espaço.
Os alunos adoram atividades com
desafios e disputas entre equipes.
3º Ano Inicial - Turma C e D
Atividade: Caminho
das pedras
Objetivos: Lateralidade, identificar o
lado direito e esquerdo no próprio corpo e reconhecer o cruzamento dos lados do
corpo.
Em duplas os alunos tinham
que guiar seus colegas até o outro lado da quadra, passando pelos obstáculos
(cordas, cones, bolas, bambolês entre outros). Um aluno vendado e o outro fazendo a localização do espaço.
Esta atividade também
desenvolve relações interpessoais positivas, um dos objetivos centrais deste
trimestre.
Localizando (direita,
esquerda, frente, trás, pare, ande). Poucos alunos não
quiseram vendar os olhos.
No final vencia a
equipe que conseguisse atravessar com menor número de erros.
Atividade: campo
minado ou caminho certo
Objetivos:
Desenvolver a capacidade de leitura não verbal de jogo .
Os alunos foram
divididos em duas equipes, cada equipe fez o desenho do trajeto que a outra
equipe deveria percorrer. A cada erro iniciava-se a jogada.
Atividade: Carimbador
Uma variação da
queimada, porém, jogada individualmente.
Objetivos: Praxia
global, combinando habilidades motoras de manipulação e locomoção.
Aquele que fosse
atingido, saia da atividade retornando mais a frente.
Atividade: Caçada
Objetivo: Desenvolver
o ritmo corporal
Em duplas cada aluno
tinha preso em sua cintura um colete, quicando a bola deveriam puxar o colete
de seu adversário sem perder o controle da bola. Depois em trios , quartetos e
assim por diante.
Atividade: Ping-pong
1º Ano Ciclo Inicial - Turmas B e C
Atividade: Corda (pular,
correr, abaixar-se).
Muitas adaptações foram
realizadas para atender as necessitadaes de todos.
Objetivos: Rítmo,
equilibrio e saltos (praxia global).
Atividade: Estátua
Objetivos: Equilíbrio
estático e jogos simbólicos.
Nestas aulas podemos
explorar outros espaços de nossa escola. Os alunos se divertem.
Nesta atividade os
alunos escolhiam animais ou objetos para imitar e ficavam estáticos até o
ultimo se mover.
Atividade: Campo
Limpo
Objetivos: Praxia
global, lançar e receber bolas.
Os alunos foram
divididos em duas equipes, cada equipe deveria manter seu campo limpo, ou seja,
livre de bolas, arremessando as bolas para o outro lado, quando a professora apitava
parava-se a jogada e contavam-se as bolas de cada campo o mais limpo ganhava.
Atividade:
Caranguejeo- minhoca
Objetivo: Estimula o
equilíbrio.
Pensando nas
necessidades deste ano ciclo esta atividade possibilita que os alunos possam
superar desafios de equilíbrio dinâmico.
Os alunos deveriam
posicionar-se como caranguejos passando pela corda e depois como minhoca
passavam por baixo das cadeiras.
Atividade: ponte, buraco
e rio.
Objetivo: Desenvolver o equilíbrio dinâmico.
Os alunos deveriam
correr pela corda (rio), passar pelos cones (ponte) e pular dentro dos bambolês (buraco).
Atividade: Contrução de
formas com os legos.
Objetivo: Trabalhar a
praxia fina e desenvolver a criatividade.
Atividade: Brincadeiras livres no parque.
Objetivos: Desenvolver aspectos sociais e praxia global.
Atividade: Colocar e amarrar o tênis
Objetivos: Estimular
a praxia fina e autonomia.
Os alunos retiraram seus
tênis , em seguida, deveriam identificar seu par de tênis, colocá-lo e amarrar
o cadarço.
Os colegas ajudaram aqueles
que ainda não conseguem.
Atividade: Balões ao
alto
Objetivo:
Trabalhar a manipulação e vivenciar o deslocamento do corpo pelo espaço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário