Atividades Educação Física 2° Trimestre - Ciclo Inicial Tarde


2º Ano Inicial - Turma C e D

Boliche
Objetivos: estimular a percepção espacial e esquema corporal.
Os alunos deveriam arremessar a bola no cone para tentar derruba-lo, para isso não poderiam ultraprassar a linha que divide a quadra.







Atividade:pega-pega pit bull
 Objetivos: Trabalhar mudanças de direção e respeito as regras.
O aluno que fosse pego pelo pit bull deveria permanecer no chão e pegar os demais sempre agachado.







Atividade: pega-pega abraço.
Obejtivos: Desenvolver os conceitos de alternância e direcionamento.
Os alunos deveriam abraçar seus colegas para não serem pegos.












Atividade: pega-pega corrente.
Objetivos:  Desenvolver a latarelidade e mudanças de direção.


Atividade: gato e rato.
Objetivo: equílibrio dinâmico.





Atividade: Múmia e babuínos
Objetivos: Participar de jogos e brincadeiras em conformidade com sua dinâmica e suas regras.
Nesta atividade os alunos deveriam fugir da múmia e dos dois babuínos, localizando as cores e as linhas da quadra.





Atividade: 6 toques.
Objetivo: Desenvolver  a praxia global ( arremessos, saltos e chutes).









Atividade: Arremesso de basquete.
Objetivos: Vivenciar desafios corporais de equilíbrio dinâmico, mantendo estabilidade nos deslocamentos do corpo pelo espaço.
Os alunos adoram atividades com desafios e disputas entre equipes.










3º Ano Inicial - Turma C e D

Atividade: Caminho das pedras
Objetivos: Lateralidade, identificar o lado direito e esquerdo no próprio corpo e reconhecer o cruzamento dos lados do corpo.



 Em duplas os alunos tinham que guiar seus colegas até o outro lado da quadra, passando pelos obstáculos (cordas, cones, bolas, bambolês entre outros). Um aluno vendado e o outro  fazendo a localização do espaço.
Esta atividade também desenvolve relações interpessoais positivas, um dos objetivos centrais deste trimestre.






Localizando (direita, esquerda, frente, trás, pare, ande). Poucos alunos não quiseram vendar os olhos.









No final vencia a equipe que conseguisse atravessar com menor número de erros.




Atividade: campo minado ou caminho certo

Objetivos: Desenvolver a capacidade de leitura não verbal de jogo .
Os alunos foram divididos em duas equipes, cada equipe fez o desenho do trajeto que a outra equipe deveria percorrer. A cada erro iniciava-se a jogada.







Atividade: Carimbador

Uma variação da queimada, porém, jogada individualmente.
Objetivos: Praxia global, combinando habilidades motoras de manipulação e locomoção.
Aquele que fosse atingido, saia da atividade retornando mais a frente.






Atividade: Caçada
Objetivo: Desenvolver o ritmo corporal
Em duplas cada aluno tinha preso em sua cintura um colete, quicando a bola deveriam puxar o colete de seu adversário sem perder o controle da bola. Depois em trios , quartetos e assim por diante.









Atividade: Ping-pong










1º Ano Ciclo Inicial - Turmas B e C

Atividade: Corda (pular, correr, abaixar-se).
Muitas adaptações foram realizadas para atender as necessitadaes de todos.
Objetivos: Rítmo, equilibrio e saltos (praxia global).






Atividade: Estátua

Objetivos: Equilíbrio estático e jogos simbólicos.
Nestas aulas podemos explorar outros espaços de nossa escola. Os alunos se divertem.
Nesta atividade os alunos escolhiam animais ou objetos para imitar e ficavam estáticos até o ultimo se mover.





Atividade: Campo Limpo
Objetivos: Praxia global, lançar e receber bolas.
Os alunos foram divididos em duas equipes, cada equipe deveria manter seu campo limpo, ou seja, livre de bolas, arremessando as bolas para o outro lado, quando a professora apitava parava-se a jogada e contavam-se as bolas de cada campo o mais limpo ganhava.



Atividade: Caranguejeo- minhoca
Objetivo: Estimula o equilíbrio.
Pensando nas necessidades deste ano ciclo esta atividade possibilita que os alunos possam superar desafios de equilíbrio dinâmico.
Os alunos deveriam posicionar-se como caranguejos passando pela corda e depois como minhoca passavam por baixo das cadeiras.

















Atividade: ponte, buraco e rio.

Objetivo: Desenvolver o equilíbrio dinâmico.
Os alunos deveriam correr pela corda (rio), passar pelos cones (ponte) e pular dentro dos  bambolês (buraco).













Atividade: Contrução de formas com os legos.
Objetivo: Trabalhar a praxia fina e desenvolver a criatividade.












Atividade: Brincadeiras livres no parque.
Objetivos: Desenvolver aspectos sociais e praxia global.












Atividade: Colocar e amarrar o tênis
Objetivos: Estimular a praxia fina e autonomia.
Os alunos retiraram seus tênis , em seguida, deveriam identificar seu par de tênis, colocá-lo e amarrar o cadarço.
Os colegas ajudaram aqueles que ainda não conseguem.











Atividade: Balões ao alto
Objetivo: Trabalhar a manipulação e vivenciar o deslocamento do corpo pelo espaço.








Nenhum comentário:

Postar um comentário